Segurança

PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO PACTO PELA PAZ DE GOVERNADOR ARCHER-MA

Nesta terça-feira 09 de abril, foi realizada no CRAS deste município, uma palestra e formação do conselho comunitário do "PACTO PELA PAZ", em Governador Archer.

A reunião contou com a presença da Senhora Prefeita Maria de Jesus Monteiro dos Santos, o vice prefeito o Sr. Mamédio, o presidente da Câmara Municipal o Sr. João Luís Pereira, o Capitão Cid comandante da 3ª Companhia da polícia Militar e outras autoridades.

O palestrante Tem. Cel Ivan Carlos Góis Ribeiro abordou vários assuntos do programa Pacto pela Paz, como o que é este pacto e quem faz parte deste.

O programa foi criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.

O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.

No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.

Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.

Como suporte às ações previstas, o Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e  o emparelhamento das unidades policiais seja civil ou militar.

O Programa tem como órgãos diretores as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Direitos Humanos, contudo, a transversalidade necessária de suas ações, exige a participação de uma rede de atores dos mais diversos segmentos.

Cabe destacar, a participação da população mediante os Conselhos Comunitários pela Paz.

Ivan Carlos Gois Ribeiro, perguntou quem queria fazer parte do conselho do pro programa PPP a cada um que estava presente na reunião.

Com a voluntariedade de 11 membros, mais um conselho comunitário da equipe PPP, se formou!

Em seguida foram divididas as funções dos conselheiros, os membros do conselho conversaram entre si e escolheram como presidente do Conselho o Sr. Marcos Wenilson.

Por fim, foi dado o início ao processo de Capacitação dos CCPs, ministrado pelo Ten. Major  da PM o Sr. Waldey Lemos Ribeiro, isto é, os membros eleitos receberam orientações sobre os procedimentos para o funcionamento do conselho local.

O objetivo do programa PACTO PELA PAZ se alcança em estreitar o relacionamento com a segurança pública. O que tem permitido ultrapassar barreiras no desempenho policial maranhense e tem inserido a sociedade civil no esforço de reduzir a criminalidade. O engajamento entre a polícia, governo e demais órgãos representados, se articulam as demais secretarias, a defensoria pública e todo o poder estatal, é uma definição mais construtiva do Pacto Pela Paz.

(Fonte: Jhenifer da Paz)

Mais em Segurança